Você definiu objetivos para 2023 e agora?

O ano começou e é bem provável que você tenha feito o seu planejamento de metas para 2023. Mas como está a relação daquilo que você deseja com as ações que você põe em prática?

Esse mês, na nossa escola, vamos falar sobre ação efetiva! E o primeiro passo para executar qualquer coisa é projetar mentalmente essa realização. Por isso, é importante destacar o processo da mentalização à ação.

No dia a dia, nós estamos sempre projetando mentalmente aquilo que queremos, o que vamos fazer, o que esperamos ou tememos que aconteça, quase sempre de modo inconsciente e dispersando bastante a partir dos estímulos e percepções da realidade à nossa volta.

Que tal trazer para a consciência mais frequentemente a função de projetar aquilo que você deseja? É isso que fazemos com a mentalização.

Mentalizar é um exercício de formar imagens, uma espécie de imaginação educada que produz um arquétipo, um modelo mental para as nossas realizações. O que nós pensamos molda as nossas emoções, atitudes e comportamentos. Projetar mentalmente aquilo que desejamos, portanto, pode fazer uma diferença muito significativa para a transformação que queremos para a nossa realidade.

Evidentemente, não basta mentalizar. É preciso agir, executar, colocar em prática as ações necessárias para realizar aquilo que você deseja.

Em geral, os nossos objetivos para um ano, costumam demandar mais do que uma ação simples. É preciso realizar uma série de atividades ou tarefas para concretizar essas metas. E, portanto, sustentar a intenção no tempo, manter o foco e mobilizar as emoções. A mentalização pode ser uma aliada poderosa nesse processo.

A minha sugestão é que você escolha um objetivo realmente significativo e o mentalize todos os dias. Ponha em prática, também diariamente, ações para realizar aquilo que você deseja.

Você ainda pode combinar as mentalizações com outras técnicas que vão torná-la mais potente, como os respiratórios, as técnicas corporais e as descontrações presentes nas nossas aulas.

Então, vamos começar a mentalizar e realizar o que você mais deseja?