Como desenvolver qualidade de vida?

O que é qualidade de vida?

Você quer viver mais e melhor? A resposta pode estar em adotar hábitos saudáveis e valorizar as coisas simples da vida. O Professor DeRose escreveu a Nossa definição de qualidade de vida:

“Qualidade de vida é tornar sua existência descomplicada, é fazer o que lhe dá prazer, com alegria, saúde e bem-estar. Qualidade de vida é suprir as necessidades fisiológicas e ergonômicas, é adotarmos hábitos que promovam e mantenham a funcionalidade do corpo, do emocional e do mental, é o aprimoramento e desenvolvimento das nossas habilidades, através da boa alimentação, boa forma e boa cabeça.

Qualidade de vida é relacionar-se de forma descontraída, ética e responsável com o meio ambiente e o meio sócio-cultural, procurando compartilhar e interagir, agregando sempre generosidade, elegância, respeito e carinho aos nossos relacionamentos, mediante da adoção de um conjunto de valores que incluem boa cultura, boa civilidade e boa educação.

Qualidade de vida é adotar uma visão de mundo que nos motive a buscar o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo, conquistando a nossa excelência através do estudo, ideais e autoconhecimento.”

Hábitos para desenvolver qualidade de vida

Para alcançar essa qualidade de vida, podemos começar revendo nossos hábitos. O Módulo de Gestão do Estresse e Bem-estar do Programa Mindfulness Design, por exemplo, aborda cinco áreas essenciais: sono, respiração, meditação, movimentação corporal e alimentação e também fundamenta a nossa visão do estresse, cria bases para mudanças de hábitos e orienta a delimitações de limites. Você pode inscrever-se para o programa, clicando aqui. Ao cuidar desses aspectos, podemos aprimorar nossa qualidade de vida de forma significativa. Clique aqui para se inscrever na próxima turma.

Relacionamentos positivos

Além disso, é importante lembrar que a qualidade das nossas relações é um dos fatores que mais afeta nossa saúde e longevidade. E não sou eu quem está dizendo isso! Você pode conferir essa informação no TED de Robert Waldinger, diretor da pesquisa mais longa feita em Harvard sobre desenvolvimento de adultos. Portanto, relacionar-se de forma ética e responsável com as pessoas é fundamental para uma vida com mais qualidade.

Pequenas atitudes como sorrir para alguém, agradecer com sinceridade e cumprimentar com educação podem fazer uma grande diferença em nossas vidas.

A importância do desenvolvimento pessoal para a qualidade de vida

Por fim, adotar uma visão de mundo que nos motive a buscar o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo pode promover excelência em nossas vidas. O estudo, os ideais e o autoconhecimento são ferramentas poderosas para alcançar esse objetivo.

Em resumo, ter qualidade de vida é uma questão de adotar hábitos melhores, valorizar nossas relações, incorporar valores positivos e buscar sempre o desenvolvimento pessoal. 

Se você colocar em prática, apenas alguns desses conceitos, tenho certeza de que eles já podem fazer muita diferença na sua vida. E se você quiser um acompanhamento contínuo para aprimorar qualidade de vida e alta performance, no DeROSE Method Level Up estimulamos a autossuperação contínua, de forma leve e descontraída para uma vida mais leve e com mais realização.