O que é epigenética? E o que temos a ver com isso?

Imagem representando o DNA com o texto  "O que é epigenética? E o que temos a ver com isso?"

A epigenética é a área do conhecimento que estuda as mudanças na expressão dos nossos genes causadas por fatores ambientais, interações químicas e comportamentais. De forma simplificada, significa que nossos hábitos e comportamentos podem influenciar como a programação do nosso código genético se manifesta na prática. E isso pode fazer toda a diferença para a nossa qualidade de vida e bem-estar.

Como nossos hábitos influenciam a expressão dos nossos genes?

O modo como nos alimentamos, permancemos sedentários ou em movimento, o nosso sono e o nível de estresse são alguns dos fatores que afetam nosso nível de bem-estar e também podem gerar alterações químicas nas nossas células que facilitam ou dificultam a expressão de certos genes.

O impacto do estresse crônico na regulação epigenética

Um momento de estresse pode até não ser um grande problema, mas viver sob estresse pode prejudicar significativamente a nossa qualidade de vida, bem-estar e até a nossa saúde. Além disso, o estresse crônico é um dos principais fatores a afetar negativamente a expressão dos nossos genes.

No nosso método, ensinamos estratégias para gerenciar melhor o estresse, a partir da mudança de hábitos. Além disso, técnicas como respiratórios e meditação, podem tem impactos sobre o nosso bem-estar desde a primeira aula. Em 15 dias de prática regular, já conseguimos perceber diferenças no modo como lidamos com os nossos desafios do dia a dia. Mas os efeitos mais importante acontecem mesmo no longo prazo.

Experimente movimentar-se mais

Nosso corpo não se desenvolveu para permancer o dia inteiro sentado diante de um computador e o sedentarismo também é um dos fatores que podem afetar negativamente a expressão dos genes. Na nossa metodologia valorizamos a movimentação corporal, por meio de técnicas orgânicas que estimulam a mobilidade, desenvolvem força e flexbilidade.

Adote uma boa alimentação

A alimentação também tem um papel importante na regulação epigenética. Em nossa metodologia, valorizamos uma alimentação saborosa, nutritiva, saudável, colorida, aromática e ética, considerando seus impactos sócio-ambientais. Para começar, busque incluir na rotina alimentar uma boa variedade de frutas, verduras, legumes e condimentos, priorizando, sempre que possível vegetais orgânicos.

Nossa abordagem de qualidade de vida e bem-estar

Nossa metodologia tem como ponto de partida aprimorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo mudanças de hábitos e comportamentos. Desde as primeiras aulas, você já pode sentir um sensação de satisfação. Mantendo a regularidade da prática e, mais do que isso, adotando melhores hábitos no seu dia a dia, você terá efeitos que são mais do uma sucessão de momentos de bem-estar: você pode construir bases consistentes para a sua qualidade de vida.

Há décadas, nós ensinamos qualidade de vida e alta performance a partir de um estilo de vida saudável e ferramentas como meditação, respiração e técnicas corporais. A epigenética é uma das maneiras pelas quais a ciência pode explicar os efeitos de adotar melhores hábitos e de aprender gerenciar o estresse.

Experimente adotar hábitos melhores na prática. Venha conhecer mais sobre o DeROSE Method e comece hoje mesmo a cuidar da sua qualidade de vida e bem-estar! Clique aqui para saber mais sobre as nossas aulas.