Gestão do estresse e comportamento

Gestão do estresse e comportamento

O que é estresse?

A forma mais comum de se definir estresse é como a resposta do nosso corpo às pressões que enfrentamos. Estresse é um termo emprestado da física e que descreve originalmente a resposta dos materiais à pressão. Mas o professor DeRose, sistematizador do Método que ensinamos, tem uma definição que é bem interessante. Ele vê o estresse como a diferença entre o nosso potencial e os desafios que enfrentamos. Essa definição nos fornece as bases para a maneira que propomos a gestão do estresse na nossa escola.

Estresse é sempre ruim?

Uma das vantagens da definição de estresse proposta pelo professor DeRose é que ela evidencia que sendo o estressse a diferença entre o nosso potencial e os desafios, podemos estar em três condições:

  • Distress: a condição que é mais conhecida como estresse. Quando os nossos desafios estão acima do nosso potencial de enfrentá-los, gerando sobrecarga.
  • Hipostress: quando as demandas estão abaixo da nossa pontencialidade, o que tende a gerar um baixo engajamento com a vida, tédio e insatisfação.
  • Eustress: quando encontramos um bom balanceamento entre as nossas forças e as pressões com as quais lidamos.

Uma segunda vantagem da definição proposta pelo professor DeRose é que ela encerra em si mesmo uma solução inteligente para lidar com o estresse: trabalhar o nosso potencial, gerenciando nosso nível de energia, vitalidade e habilidades para estabelecer uma relação bem balanceada com os desafios.

Gestão do estresse e comportamento

Muitos dos nossos alunos buscam as nossas aulas para aprender a gerir o estresse. Geralmente são profissionais de alto desempenho, que convivem com situações potencialmente estressantes. Nossa abordagem, portanto, busca ampliar seu potencial diante dos desafios, capacitando-os a lidar com pressões de forma balanceada. Ensinamos isso principalmente através dos nossos conceitos como: boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação, boa forma e bem-estar.

Qualidade de vida é fundamental

Uma boa qualidade de vida é parte fundamental do gerenciamento do estresse. Em nossas aulas e workshops, incentivamos a adoção de hábitos que promovem o funcionamento ideal do corpo, emoções e mente. Temos todo um módulo do programa Mindfulness Design dedicado à gestão do estresse e bem-estar a partir de uma perspectiva de mudança de hábitos.

Mas o que boas maneiras tem a ver com gestão do estresse?

Nossos conceitos comportamentais enfatizam a importância do comportamento ético, inclusive nas pequenas coisas. Talvez o papel da etiqueta na gestão do estresse não seja tão óbvio quanto o da boa qualidade de vida, mas o respeito, a civilidade e a cortesia nas interações diárias podem contribuir para a criação de um ambiente mais saudável, reduzindo conflitos e estresse nas relações interpessoais.

Relações humanas: invista em conexões de qualidade

Destacamos também a relevância das boas relações humanas na nossa metodologia. Valorizamos a qualidade dos relacionamentos como um dos aspectos fundamentais da nossa Metodologia. Nossas atividades promovem o desenvolvimento de habilidades interpessoais, permitindo uma melhor conexão entre as pessoas. Você sabia que a qualidade das nossas relações afeta tanto a nossa felicidade quanto a nossa saúde? Confira o TEDx “O que torna uma vida boa?” de Robert Waldinger.

Cultura e autodesenvolvimento: Amplie sua visão de mundo

Uma boa dose de cultura também pode fazer diferença na gestão do estresse. Incentivamos o desenvolvimento intelectual, a apreciação das artes, viagens, o contato com a diversidade cultural e o autoconhecimento contínuo. Essa abordagem visa a ampliar a nossa visão de mundo, criando um maior repertório para lidar consigo mesmo, com o outro, com o mundo à nossa volta.

Alimentação consciente

Na nossa escola, recomendamos uma alimentação consciente, saudável e saborosa. Orientamos sobre a importância de fazer escolhas inteligentes e éticas. O sistema alimentar coerente com a nossa proposta, fornece a energia necessária para enfrentar os desafios do cotidiano e contribui para uma vida mais saudável.

Boa forma e bem-estar

Cuidar do corpo é essencial para lidar com o estresse de forma eficaz. Manter o corpo ativo, forte e flexível, reduz as tensões musculares e aumenta o nosso nível de energia, permitindo que estejamos mais dispostos e confiantes. A boa forma também promove o bem-estar geral, contribuindo para o gerenciamento eficiente do estresse.

Experimente essa proposta

Se você busca uma vida bem balanceada, com mais realização e menos sobrecarga, na escola online DeRose Method Level Up oferemos aulas, workshops e uma estratégia gamificada para orientar a sua jornada nesse sentido. Nossa abordagem única na gestão do estresse enfatiza o aumento do seu potencial através do desenvolvimento de habilidades comportamentais e hábitos saudáveis. Ao adotar nossos conceitos comportamentais, como boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma, você estará se preparando para enfrentar os seus desafios com mais disposição, confiança e clareza mental.