Foco e gestão do estresse

Imagem desfocada sobre a qual uma lente mostra uma estrada ilustrando o tema foco e gestão do estresse.

Você já parou para pensar sobre como o foco e gestão do estresse estão interligados? Vamos conversar sobre isso? Aqui vamos chamar de foco a sua capacidade de direcionar e sustentar a sua atenção. Isso vale para a sua capacidade de concentração. Mas também para a sua habilidade de definir prioridades, se comprometer com elas e por em prática ações coerentes. Quer saber como manter o foco impactar a gestão do estresse em uma vida com mais realização e menos sobrecarga? Acompanhe o raciocínio.

Práticas de mindfulness: Concentre-se e gerencie o estresse

A prática de mindfulness é uma poderosa aliada na gestão do estresse. Ela consiste em concentrar-se no momento presente. Ao direcionar a sua atenção para o instante em que está vivendo, você desenvolve a sua autopercepção e se torna mais capaz de gerenciar suas emoções e o estresse. Como fazer isso? A chave para a prática de mindfulness é a observação dos 5 sentidos. Experimente leve a sua atenção para as sensações físicas e concentre-se. Se tiver dificuldades para fazer isso sozinho, agende uma aula de Meditação e Respiração na nossa escola. Nela podemos te orientar na prática sobre como direcionar a sua atenção para o momento presente a partir de estímulos sensoriais.

Mindfulness em ação: Gestão do estresse nas atividades diárias

A prática de mindfulness não se limita apenas às técnicas de meditação e respiração, ela pode ser aplicada em todas as atividades do seu dia. Aprenda como trazer o foco para suas ações cotidianas, como comer, caminhar, trabalhar e interagir com os outros. Assim você se torna mais consciente de si mesmo, do seus pensamentos, das suas emoções e pode atribuir aos desafios que enfrenta o tamanho que eles realmente tem.

Foco e clareza mental

Para além do estado de presença, a relação entre foco e clareza mental é o fundamento da meditação. A meditação consiste no estado de maior lucidez proporcionado pela concentração e consequente aquietamenteo dos pensamentos. Para além da sala de prática, quanto mais você desenvolve a capacidade de concentrar-se, menos ruídos a sua mente produz, mais clara se torna sua percepção dos desafios e demandas do dia a dia, o que facilita a sua gestão do estresse.

Mas não se engane, essa é apenas a ponta do iceberg, um efeito secundário da meditação, o seu real propósito é a ampliação da consciência em si e o autoconhecimento que daí decorre. Saiba mais sobre esse assunto no livro Meditação e Mindfulness do Professor DeRose.

Estratégias práticas para fortalecer o foco e gerenciar o estresse

Para além das práticas de meditação e respiração, existem estratégias simples e eficazes que você pode incorporar em sua rotina diária para desenvolver o foco e administrar o estresse. Elas vão desde a organização do ambiente de trabalho até a definição de intervalos regulares para descanso e recuperação. O lifestyle game é a principal estratégia da nossa escola para o ensino desses pequenos hábitos, uma solução lúdica para que você possa desenvolver foco, gerir o estresse e desenvolver habilidades interpessoais.

Priorizar: uma exercício para desenvolver foco fundamental na gestão do estresse

A primeira missão dos alunos que escolhem desenvolver foco no lifestyle game é definir a sua maior prioridade para o dia seguinte. Mas definir prioridades e efetivamente priorizá-las é também uma chave para a gestão do estresse. Afinal, quando você direciona seu foco para o que realmente importa, consegue gerenciar melhor os seus desafios. Que tal colocar essa missão em prática? Antes de dormir, defina a ação mais importante de amanhã. Faça isso todos os dias dessa semana e depois me conte qual foi o resultado.