O que é Mindfulness?

O termo mindfulness tem sido cada vez mais utilizado no ocidente, mas você sabe o que ele significa?

Segundo o professor DeRose (2019) “A Melhor definição para mindfulness é ‘be here now’. Trata-se de manter atenção, concentração e foco em tudo o que fazemos.”

É muito comum a confusão entre mindfulness com a meditação, isso acontece porque ambas as práticas tem origem em filosofias orientais e a prática de mindfulness precede a meditação nas tradições mais antigas, incluindo aquelas que são anteriores ao Budismo como o Yôga, por exemplo.

Na prática, os exercícios de mindfulness consistem na observação dos 5 sentidos, como uma forma de trazer a atenção para o momento presente. Na nossa metodologia, desenvolvemos esse direcionamento da atenção durante todas as aulas práticas seja nos respiratórios, nas técnicas corporais ou de descontração e, ao longo da aula, aprofundamos essa prática de concentração até direcionar toda a nossa atenção para um único ponto.

Até aqui ainda estamos falando de concentração, mas é a partir dela, quando conseguimos aquietar os nossos pensamentos e perceber a nossa própria intuição que chegamos ao estado de meditação. Ou seja, alcançamos a meditação através da concentração, mas estes termos designam estados de consciência distintos.

A noção de mindfulness também é complementamente independente de uma aula de técnicas e pode ser aplicada no dia a dia. Podemos exercitar a nossa habilidade de manter a atenção no presente em qualquer atividade quotidiana, seja quando estamos nos alimentando, tomando banho ou realizando uma atividade profissional.

Sendo assim, a prática de mindfulness fundamenta diversos dos conceitos da nossa metodologia no desenvolvimento de maior qualidade de vida e alta performance. Tanto que dispomos de um programa de workshops em grupo e consultorias individuais chamado Mindfulness Design, com a proposta de projetar uma vida mais presente, mais consciente e intencional com hábitos que favoreçam a gestão do estresse, o desenvolvimento de inteligência emocional, o foco e a criatividade.

Para saber mais sobre este assunto leia o livro Mindfulness e Meditação do Professor DeRose e entre em contato para conhecer as nossas aulas, workshops e consultorias.

Referência:

DeROSE. Mindfulness e Meditação. São Paulo: Editora Egrégora, 2019