Hábitos – uma trilha para mudá-los

Photo de Patrick Fore sur Unsplash

Mudar hábitos pode ser um grande desafio. Mas com o DeROSE Method e a lógica dos games, é possível tornar esse processo mais leve e eficaz para alcançar uma melhor qualidade de vida e maior performance.

Para começar, identifique os hábitos que já não te interessam ou aqueles que deseja desenvolver para obter melhores resultados pessoais e profissionais.

Estabeleça metas realistas. É muito comum pensar que para mudar um hábito basta começar (na próxima segunda-feira) ou que manter um hábito novo por 21 dias já é o suficiente para que ele se estabeleça na nossa rotina, mas não é bem assim. Esse período inicial é realmente importante para iniciar uma nova rotina, mas lembre que os seus hábitos antigos provavelmente estão estabelecidos há muito mais tempo do que isso e é normal se você acabar voltando para eles algumas vezes. Por isso é importante desenvolver a sua disciplina.

Experimente o workshop Mudança de Hábitos do Programa Mindfulness Design disponível na nossa escola.

Aproveite a estrutura do hábito a seu favor. Eles são compostos um gatilho , uma rotina e uma recompensa. É interessante notar que alguns games, principalmente os RPG e jogos digitais que derivaram desse gênero, utilizam uma estrutura muito similar para os seus desafios (Porta, monstro, recompensa). Na nossa escola temos o Lifestyle Game, que aproveita justamente da similiariedade entre essas estruturas para proporcionar aos alunos uma mudança comportamental no sentido de desenvolver foco, tolerância ao estresse e habilidades interpessoais.

Você também pode substituir hábitos. Por exemplo, substitua o refrigerante por um suco de frutas ou água com gás e sumo de limão. Mantenha, tanto quanto possível, os gatilhos e as recompensas para facilitar a transição.

As técnicas do DeROSE Method podem fazer uma grande diferença no processo de mudança de hábitos. As técnicas corporais, os respiratórios e a meditação estimulam o desenvolvimento de autoconsciência e flexibilizam os condicionamentos. Já as técnicas de mentalização, especialmente durante as descontrações profundas, podem atuar na construção de um novo hábito.

Com o DeROSE Method e a lógica dos games, transforme a mudança de hábitos em um desafio leve e divertido, no qual você é o protagonista da sua própria transformação. Conheça a nossa escola e como podemos orientar você na mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida e performance.